Recentemente, a Sony frustou bastante os apaixonados por videogames com uma apresentação técnica e obscura do hardware do seu novo console, o Playstation 5. Por mais que fosse voltada para desenvolvedores, a divulgação da live foi feita como se fosse para o público em geral, assim, causando mais confusão e levantando a pergunta se uma apresentação aberta daquela forma era realmente necessária. Então, nada mais de relevante foi divulgado sobre o console.
Na última terça-feira (07), foi divulgado o novo controle que será lançado junto com o PS5. Substituindo o DualShock, o novo periférico se chama DualSense e teve seu design bastante alterado em comparação a seu antecessor. Porém, não só a aparência está diferente, mas também novas funcionalidades foram adicionadas e prometem trazer maior opção de criação, comunicação e aproveitamento do áudio.
Novos recursos
Entre as inovações trazidas no controle está a alteração do botão “share” para o “Create”, a adição de um microfone já embutido e maior sensibilidade nos gatilhos L2 e R2. Em relação ao “Create” pode ser considerada uma opção interessante para realizar captura de imagens e vídeos curtos para serem compartilhados com amigos possibilitando alguma forma de edição. A Sony não deixou explicita todas as funcionalidades do botão, porém deve divulgar em breve. A adição do microfone pode ser considerada interessante mas desnecessária, pois uma entrada no controle poderia resolver a utilização de fones e microfones ao mesmo tempo, assim, fazendo parecer que o microfone embutido é um floreio desnecessário que diminuirá a autonomia da bateria.
Entre as alterações mais relevantes está a maior sensibilidade dos gatilhos. Essa tecnologia que já está consolidada nos consoles da Microsoft desde o primeiro Xbox traz maior imersão ao jogo, proporcionando a percepção de controle na aceleração de carro em games de corrida, a tensão de uma corda quando o personagem usa arco e flecha ou até mesmo o momento em que um tiro será disparado em shooters.
Novo Design, novas idéias
O design do controle parece mais ergonômico, lembrando bastante o formato do controle do Xbox One. É curioso como os botões serão utilizados, pois aparentam ser algo mais relacionado ao toque do que a aplicação de pressão. Claro, levando em conta a pouca elevação que eles apresentam nas imagens. O fator cor chamou atenção, pois tradicionalmente os controles de Playstation são de cor única, mas nada impede que outros modelos com variação na coloração sejam lançados.
Alimentação do controle
O DualSense utilizará bateria recarregável mais “forte e durável”, segundo a própria Sony. Ao que tudo indica, ela não será removível e terá como opção a utilização de cabo USB. A escolha mostra que a empresa vai manter o padrão do controle antecessor, alterando a iluminação do controle para obter maior tempo de uso da bateria. Entretanto, veremos qual será o ritmo do consumo de energia frente a utilização do microfone embutido e fone de ouvido.
Uma boa ideia e inovação seria de fornecer opções mais completas e variadas quanto a alimentação. Assim, adicionando uma bateria removível e o uso de pilhas, além do cabo, para tornar o leque de opções mais amplo.
O Playstation 5 ainda não tem uma data para ser lançado. Até o momento sabemos que será em 2020. Em breve novas informações podem ser divulgadas e localizar os jogadores quanto ao design do console e valor que será vendido.