Em anúncio feito hoje (02), foi revelado que a Square Enix vendeu seus estúdios ocidentais para a Embracer Group AB pelo valor de 300 milhões de dólares.
A compra, que inclui os estúdios Eidos-Montreal, Crystal Dynamics e Square Enix Montreal, também engloba uma série de IPs como Tomb Raider, Deus Ex, Thief, Legacy of Kain e mais de 50 títulos. A aquisição também inclui cerca de 1,100 funcionários ao longo dos três estúdios e de oito localizações globais.
De acordo com comunicado da Embracer, a transação deve ser concluída entre julho e setembro de 2022. Lars Wingefors, co-fundador e CEO da Embracer Group, comentou sobre a aquisição:
“Estamos entusiasmados em receber esses estúdios no Embracer Group. Reconhecemos as fantásticas IPs, o talento criativo de classe mundial e o histórico de excelência que foram demonstrados repetidamente nas últimas décadas. Foi um grande prazer conhecer as equipes de liderança e discutir planos futuros de como eles podem realizar suas ambições e se tornar uma grande parte da Embracer.”
Phil Rogers, CEO da Square Enix América e Europa, também fez uma declaração sobre o assunto:
“A Embracer é o segredo mais bem guardado dos jogos: uma coleção massiva e descentralizada de empreendedores dos quais estamos entusiasmados em fazer parte hoje. É o ajuste perfeito para nossas ambições: fazer jogos de alta qualidade, com ótimas pessoas, de forma sustentável e aumentar nossas franquias existentes para suas melhores versões de todos os tempos. A Embracer nos permite criar novas parcerias em todas as mídias para maximizar o potencial de nossas franquias e viver nossos sonhos de fazer um entretenimento extraordinário.”
De acordo com Daniel Ahmad, Analista Senior na Niko Partners e analista da indústria de jogos, os estúdios ocidentais da Square Enix vem tendo performances abaixo do esperado com inúmeros títulos: suas áreas de maior crescimento no último ano foram de estúdios japoneses, com jogos de celular e MMO, fazendo com que a empresa tenha procurado diminuir sua carga de estúdios ocidentais. Também de acordo com Ahmad, a Embracer está pagando o valor completo pedido pela Square Enix.
A princípio, não há nenhuma novidade em relação às IPs adquiridas pela Embracer: Tomb Raider continua com um novo jogo e uma animação em produção, enquanto Deus Ex e outros títulos ainda não tem nenhum tipo de plano traçado publicamente. Abaixo você pode conferir a apresentação da Embracer sobre a aquisição:
Veja também:
- Novo Tomb Raider usará a Unreal Engine 5
- Hayley Atwell dará voz a Lara Croft em animação de Tomb Raider