Muitos jogadores que finalizaram a campanha de Final Fantasy VII Remake e estão absolutamente confusos e entusiasmados (ou até mesmo perdidos) após os ocorridos do capitulo 18, o último, do Remake. Levando isso em conta, reunimos diversas teorias aos quais os jogadores estão especulando por aí. Claro, sempre bom avisar, os textos abaixo contém MUITOS SPOILERS sobre o game. Confira também as dicas para zerar Final Fantasy sobre chefes e matéria e a nossa review.
AERITH E SEU DESTINO
No Remake fica claro que a personagem Aerith tem uma ligação muito mais forte com a fonte vital do planeta (natureza) do que no original de 1997. Por conta disso, Aerith se torna mais suscetível a pressentimentos de eventos futuros. Um fato que confirma isso são os acontecimentos dos capítulos 10 e 11 que mostram que a jovem tem amplo conhecimento dos acontecimentos futuros.
Mas afinal, Aerith vai morrer? Isso foi um ponto que ficou bem em aberto, ao mesmo tempo há quem defenda que ela deve permanecer com o futuro que nós já sabemos, morrendo pelas mãos de Sephiroth para desencadear toda a trama, mas há agora quem acredite que eles, juntos podem mudar esse futuro. Isso se deve a frase que a mesma disse: “O futuro é uma página em branco”. Porém ao mesmo tempo nós jogadores acreditamos que Aerith não esteja dizendo/falando isso por ser egoísta e querer mudar a sua morte, até porque a mesma diz para Cloud para “não se agarrar aos seus prenúncios” e isso nos faz crer que a mesma saiba que é uma eventualidade que todos não podem evitar, a sua morte. E vale lembrar que o próprio Cloud durante o capítulo 18 teve visões (flashs) do lago ao qual deixou a jovem. Nesse capítulo também somos bombardeados de flashs de um suposto futuro e agora vamos entrar na próxima teoria, os Flashs!
WHISPERS E FLASHS
Ainda no capítulo 18 vemos DIVERSOS flashs como o destino final de Aerith, a destruição de Midgar pelo Meteoro e Nanaki correndo supostamente para a ruína de Midgar com o que acreditamos serem seus filhotes no futuro. Eis então que RED 13 (Nanaki) revela que se eles não deterem esses “espectros” do destino, isso que nos vimos nos flashs irá acontecer e Aerith complementa dizendo: “se nós tivermos sucesso, se nós vencermos, nós iremos mudar nossas vidas”. E por fim a profecia pode ser conferida no datamines: “The One that fight with Sword, The One that fight with Bare Fists, The One that fight with Guns to save the Future” essa profecia fala diretamente de 3 personagens que nós conhecemos, Cloud, Tifa e Barret, que são peças chaves para definir o futuro, assim como no jogo original de 1997.
O que nos da a entender que o Remake diz que o que estava no original é de alguma forma o destino predeterminado que os “dementadores” (leve na brincadeira) do destino guardam. Abaixo nós podemos ver as descrições dos Whispers, confira:
Como podem conferir, essas criaturas aparecem quando alguém tenta mudar o curso do destino. Eles estão todos conectados no tempo e espaço desse planeta. Essa descrição levou muitos players a também pensarem em outra teoria, será que Zack vai sobreviver?
O DESTINO DE ZACK
Enquanto uns acreditam que foi apenas uma perspectiva diferente da morte do personagem, também temos alguns outros fãs defendendo a ideia de uma linha do tempo diferente, então vamos entender os pontos de vista:
• A MORTE É ESSENCIAL
Quem jogou Crisis Core entende perfeitamente que a morte de Zack é ESSENCIAL para o desenvolvimento de toda a trama e também do desenvolvimento de Cloud. E por esse fato, pelo impacto da morte dele na história e por Cloud estar em posse da Buster Sword (no Remake) leva-se a crer que ele realmente esteja morto e que a cena de ambos passando pela Aerith e por Cloud foi apenas um pressentimento da jovem, já que a mesma tem ligação aflorada com as forças vitais daquele Planeta.
Aqui provavelmente veremos a morte dele no final como o original (com cenas extras), até porque todos precisam lembrar que os novos jogadores também estão consumindo esse conteúdo pela primeira vez, então é proposital para que não saibam quem é Zack ou seu significado e importância.
• OUTRA LINHA DO TEMPO
Esse é um tópico que está dando o que falar! Um ponto para os fãs que defendem essa teoria é para a mudança da “raça” do carimbo do cão (que pode apenas ter mudado, se adaptado, ao longo dos anos), porém mostrar essa mudança realmente é um fato bem curioso e que se fosse irrelevante, não perderiam tempo mostrando (ou perderiam?), porém não deixa de ser uma dica de que algo está diferente.
Há também a possibilidade do portal que Aerith e Sephiroth abriram ao final da via em Midgar, na encruzilhada do Destino, leve para essa linha do tempo alternativa, onde vemos Zack, até porque a jovem diz que “A liberdade sem limites” está do outro lado e isso só ocorreria se todos derrotassem os espectros do destino. E ao derrotarem, novamente é mostrada a suposta “linha” do tempo de Zack, carregando Cloud (e Aerith pressentindo isso) em direção a Midgar, logo novamente a Square nos prega uma peça nos levando a pensar que isso pode ser apenas uma nova perspectiva (adicionando ações) na morte do Soldier.
Na sequência também podemos ver brevemente Biggs vivo (lembrando que ele estava gravemente ferido, quando nos despedimos dele com Cloud) e o Setor 7 ainda ativo, que deixa a cabeça dos fãs em colapso ou até mesmo acreditando que por esses eventos citados terem sido alterados, eles estão na mesma linha do tempo alternativa, já que derrotaram os espectros do destino. Vale lembrar que também podemos ver rapidamente a alguns itens dos membros da Avalanche, como as luvas de Jessie que PODEM indicar que agora eles estejam vivos. No entanto, talvez derrotar os “espectros” do destino uniu essas duas linhas do tempo.
O que facilita é pensar que Midgar é o “centro” onde essa linha do tempo e o destino mudaram e tudo envolve o ponto focal, Midgar, com os “espectros” do destino aglomerados ao redor. Tanto na linha do tempo dos jogos quanto na do Zack. É como um lugar estático que agora mudou, convergindo as linhas do tempo e unindo essas duas pontualidades. E após a derrota desses “senhores” do destino, não sabemos o que de fato mudou em Midgar. E talvez a cidade que eles deixaram para trás agora tem um Zack que está vivo, um Setor 7 que não entrou em colapso e a Avalanche que está viva. Claro que isso é só TEORIA e que realmente não está claro, mas quem sabe derrotar os Whispers não tenha causado efeitos profundos em Midgar, ou até mesmo ter alterado o passado? Não está claro o que realmente está acontecendo e isso é apenas especulação. Derrotar os árbitros poderia ter tido efeitos profundos em Midgar, até mudando o passado. O que podemos esperar é que o próximo jogo será realmente um futuro desconhecido.
SEPHIROTH E SEU OBJETIVO
Ao longo do jogo há evidências claras de que Sephiroth, como Aerith, também está um pouco ciente dos eventos do jogo original e está trabalhando para garantir que este plano seja bem-sucedido neste momento. Também é possível crer que ele possa ter seus próprios meios, aos quais ele usa para mostrar a queda do Meteoro, para que o grupo ao final “derrote” o destino, já que fazendo isso sua derrota futura se torna mutável. O mesmo até usa seus próprios “espectros” do destino em seu combate para mostrar uma visão do Meteoro. Apesar de tudo isso, ainda parece que o personagem também tem outro motivo não revelado.
Vale lembrar que os sussurros do destino estão tentando manter o destino intacto, e os personagens principais já têm a impressão de que “podem mudar isso”, mas ao mesmo tempo isso não significa que eles irão embora. Agora, para nos aprofundarmos no território ORIGINAL do FF7 todos nós sabemos que a Aerith vai morrer, temos basicamente visões dela também. Sabemos que o meteoro ainda vai “colidir”. Na verdade tudo isso que vimos, assim como os personagens, podem ser falsas esperanças sobre uma suposta mudança.
APENAS UMA INFLUÊNCIA
Aqui chegamos a um pensamento, será que está todo mundo literalmente “viajando” nessa onda de linhas do tempo alternativa? Aqui temos uma das teorias que se arriscam menos, mas nem por isso deixa de ser plausível (e ela pode também ser verdade, mesmo se encaixando em outras teorias acima), na verdade as “alucinações” como as brigas entre Cloud e Sephiroth, apenas podem estar se dando pela alta exposição a Energia Mako/Jenova/Lifestream fazendo com que o jovem delire e acreditem com afinco que amplamente isso aconteceu em sua própria cabeça.
VIAGEM NO TEMPO?
Há quem acredite que já que as tentativas de Sephiroth vencer no presente falharam, ele volta a tempo de tentar mudar seu destino, apenas conseguindo voltar ao primeiro atentado ao Mako Reactor, levando em conta do que vemos no capítulo 1 e seria aqui que supostamente a linha do tempo se rompe. Os Sussurros do Destino tomam nota de suas ações e começam a se manifestar à medida que mais e mais eventos mudam em comparação com o jogo original. Sua primeira aparição na Loveless Avenue é porque eles notaram Aerith desde que ela era uma participante importante em 1997, e começaram a tentar intervir nas atividades da Avalanche, chegando ao ponto de tirar Jessie da missão, pois Cloud estava prestes a não estar na missão do Reactor 5.
Com Sephiroth agora se encontrando repelido pelo próprio Destino (ou melhor, Whispers), ele começa a experimentar o quanto ele pode “brincar” enquanto explora o passado. Isso o leva a fazer pequenos empurrões aqui e ali, como por exemplo ter mexido com a simulação de realidade virtual do Chocobo Theatre para mostrar Meteorfall mais cedo, enquanto ele continua dividindo a linha do tempo. No entanto, os Whispers continuam fazendo algumas mudanças fluidas para o destino correr no curso correto, e, enquanto algumas mudanças na parte de Jessie, Hojo forçando a criação de mais Ancientes usando Soldiers aprimorados ao invés de RED 13, mantendo assim a essência apesar de certas mudanças.
Outro exemplo é quando Cloud estava prestes a impedir que os Turks destruíssem o pilar, e eles derrotaram Reno antes que ele pudesse terminar o trabalho, mas chega, e efetua o trabalho porque os Whispers impediram Cloud de fazê-lo. Também temos a “não” morte de Wedge, já que os Whispers estavam perdendo sua capacidade de manter o destino. Eles tentaram, mas a influência de Sephiroth na alteração do tempo os deteve.
Por fim temos o ataque à Torre ShinRa. Ao encontrar o cadáver de Jenova, Sephiroth permite que seu “passado” tome controle de seu corpo e o mate o Presidente, no entanto, uma oportunidade na linha do tempo alterada se apresentou: Jenova foi libertada mais cedo por causa de Hojo e por conta do grupo AVALANCHE nunca ter ido parar em celas, e então, Barret é morto por Jenova, apenas para que Sephiroth possa ver o que os sussurros fariam e ele logo obteve a resposta, não era hora do Barret morrer e os sussurros o salvam.
Isso não funciona, então Sephiroth começa a manipular a equipe para acabar os sussurros, para que ele possa manipular essa nova linha do tempo, levando às últimas duas horas do jogo. No entanto, isso supostamente teria um efeito não intencional: os sussurros são destruídos e logo os que garantiriam que Zack permanecesse morto já não estavam mais lá e ele viveria em outra linha do tempo fragmentada.
As teorias a princípio acabam por aqui, lembrando que isso são APENAS TEORIAS, e é tudo que podemos fazer até agora. O que é certo é que esses “espectros” Whispers são um dispositivo de “plotagem” e guiam o destino para “uma jornada desconhecida”. Digam aqui nos comentários o que acharam e se forem utilizar o texto acima, favor creditar o veículo.