Em anúncio feito hoje (15) pela Valve, foi revelado o Steam Deck, um PC portátil all-in-one desenvolvido especialmente para jogos mas que também funciona como um computador normal.

O dispositivo roda com uma APU (um processador com placa de vídeo embutida) da AMD de 4 núcleos e 8 threads de 2.4 a 3.5 GHz e com GPU desenhada em RDNA 2 rodando em até 1.6 GHz, o que garante desempenho o bastante para os mais recentes jogos AAA em uma tela com resolução de 1200 x 800 px com taxa de atualização de 60 Hz. O sistema operacional é a versão 3.0 do SteamOS, feita especialmente para o Steam Deck.

Na questão dos controles, o dispositivo conta com um gamepad tradicional, além dos gatilhos L e R, um botão específico para menu, dois botões analógicos e um trackpad para usar as funcionalidades de mouse.

Em armazenamento, o Steam Deck terá três modelos: um com 64 GB de memória eMMC (conhecida por ser uma alternativa mais barata aos HD e SSD); outro com 256 GB de SSD NVMe; e um terceiro com 512 GB de SSD NVMe de alta velocidade. Todos os modelos também incluem um slot de expansão para cartões Micro SD de alta velocidade.

Detalhes dos três modelos do Steam Deck.

Além de rodar a biblioteca da Steam, o dispositivo também pode funcionar como um computador comum, possuindo suporte para periféricos USB como teclado e mouse, e também sendo possível conectá-lo a um monitor com um cabo USB-c ou com sua Dock, similar a do Nintendo Switch, que é vendida separadamente e que possui saídas HDMI, Display Port e três slots USB, além de uma entrada para cabo Ethernet.

O Steam Deck tem estreia prevista para dezembro de 2021, a principio disponível apenas nos Estados Unidos, Canada, União Europeia e Reino Unido pelo preço inicial de 399 dólares americanos, com disponibilidade em outras regiões prevista para 2022. Você pode conferir mais detalhes sobre o dispositivo no site oficial do Steam Deck. Veja o anúncio feito abaixo:

Confira também: