Na última quinta-feira (15), ocorreu o Update de negócios do Xbox. Entre novidades anunciadas, os rumores não se confirmaram da forma que eram esperados pelos ‘insiders’ e Phil Spancer trouxe diversos detalhes do futuro do console.
Os rumores até o Update
As últimas semanas foram repletas de rumores e afirmações que já soavam bastante descabidas tendo em vista o cenário atual da marca Xbox. Entre os tópicos que estavam vindo a tona estavam o final do console, Game Pass chegando a todas as plataformas e o futuro da marca como sendo totalmente multiplataforma. Assim, boatos que jogos selecionados chegariam a outros consoles cresceram adicionaram à wish list de jogadores de PlayStation jogos como Gears of War, Halo, Forza, Starfield, entre outros.
A demora da Microsoft de se manifestar em relação ao que estava sendo dito deu força aos boatos. Para esclarecer a situação e posicionar a empresa foi marcado o podcast de Businnes Update, ocorrido na última quinta-feira, dia 15.
Novidades e confirmações
Com a presença de Phil Spencer, Sarah Bond e Matt Booty, o podcast trouxe informações esclarecedoras para o que estava sendo dito até então. Em relação ao que estava sendo dito, foi confirmado que quatro jogos serão multiplataformas, porém também foi confirmado que não serão os nomes tão aguardados como Start Field, Indiana Jones e Blade. entre as especulações dos jogos que deixarão de ser exclusivo estão: Hi-Fi Rush, Pentiment, Sea of Thieves e Grounded.
O Game Pass continuará exclusivo nos consoles Xbox e PC, sendo confirmada a chegada day one de todos os jogos das desenvolvedoras do grupo. Essa afirmação inclui os títulos bastante aguardados como Call of Duty, desenvolvido pela Activision Blizzard, recém adquirida pela Microsoft. Eles também abordaram o investimento em Cloud, que vem sido feito de forma bastante agressiva para possibilitar o acesso ao serviço de jogos em dispositivos móveis.
Por fim, foi anunciado que o Xbox não abandonou seu setor de hardware e um novo console já é planejado. Inclusive, anunciando seu Show Case para a metade de 2024.
O que esperar do futuro?
A chegada de jogos antes exclusivos para outras plataformas é uma tendência para o futuro dos videogames. Se por um lado o Xbox fala abertamente sobre o assunto, a PlayStation caminha a passos miúdos trazendo seus jogos com um intervalo cada vez menor ao PC logo em seu lançamento e investindo de forma tímida em Cloud.
Segundo o que foi dito no podcast, a chegada de mais exclusivos a outras plataformas não foi descartada, o que torna os quatro primeiros um teste de mercado interessante de ser acompanhado.