Em conversa durante o G-Star 2023, evento que aconteceu na Coréia do Sul, Yoko Taro discorreu sobre seu trabalho como diretor, especialmente em NieR: Automata.

Taro conta que não vê seu trabalho como diretor como algo feito para ser divertido, e sim como uma forma de venda de um produto. Quando fala especificamente de Automata, o diretor conta que o objetivo era criar algo que os jogadores quisessem compartilhar com outras pessoas e que ficasse em suas memórias.

Além disso, Taro também explicou que acredita que os jogos tem outros atrativos além da diversão, como o amor pela arte ou pela música, e que é importante criar novas razões para os jogadores adquirirem esses produtos ao combinar esses diferentes atrativos.

Yoko Taro diretor
Painel no G-Star 2023 – Reprodução/G-Star 2023

Suas falas são apoiadas pelo produtor Yosuke Saito, que fala como produtores enxergam jogos como produtos, com sua prioridade principal sendo o lucro. Mesmo assim, essa visão não significa que a qualidade do jogo pode ser desprezada, sendo necessário ter um equilíbrio entre a qualidade como produto e como jogo.

Após o painel, Taro chegou até mesmo a se desculpar por seus comentários, talvez como ironia, dizendo que ele pode ter falado coisas demais sobre seu trabalho:

Você também pode conhecer mais sobre Yoko Taro e sua carreira em nosso artigo dedicado ao diretor.

Veja também: