Em conversa durante o G-Star 2023, evento que aconteceu na Coréia do Sul, Yoko Taro discorreu sobre seu trabalho como diretor, especialmente em NieR: Automata.
Taro conta que não vê seu trabalho como diretor como algo feito para ser divertido, e sim como uma forma de venda de um produto. Quando fala especificamente de Automata, o diretor conta que o objetivo era criar algo que os jogadores quisessem compartilhar com outras pessoas e que ficasse em suas memórias.
Além disso, Taro também explicou que acredita que os jogos tem outros atrativos além da diversão, como o amor pela arte ou pela música, e que é importante criar novas razões para os jogadores adquirirem esses produtos ao combinar esses diferentes atrativos.
Suas falas são apoiadas pelo produtor Yosuke Saito, que fala como produtores enxergam jogos como produtos, com sua prioridade principal sendo o lucro. Mesmo assim, essa visão não significa que a qualidade do jogo pode ser desprezada, sendo necessário ter um equilíbrio entre a qualidade como produto e como jogo.
Após o painel, Taro chegou até mesmo a se desculpar por seus comentários, talvez como ironia, dizendo que ele pode ter falado coisas demais sobre seu trabalho:
そんな偉そうな事言ってましたっけ……すみません…… https://t.co/ZqXN2eo4Wm
— yokotaro (@yokotaro) November 19, 2023
Você também pode conhecer mais sobre Yoko Taro e sua carreira em nosso artigo dedicado ao diretor.
Veja também: