Em entrevista recente ao The Gamer, o produtor de Final Fantasy XVI, Naoki Yoshida, também conhecido como Yoshi-P, foi questionado sobre diversos assuntos como a nova DLC de Final Fantasy XVI. Entre os tópicos abordados também esteve a existência de um novo Final Fantasy Tactics.
Por mas que notícias sólidas sobre a o desenvolvimento de um novo título tático da franquia não foram confirmadas, Yoshi-P afirmou que “Nós amamos Tactics também, provavelmente já é hora de fazermos um novo“. Inclusive parte da equipe envolvida com o desenvolvimento do mais recente título da franquia trabalharam anteriormente em Tatics e FF 12 como comentado.
“Temos muitos membros da nossa equipe que trabalharam em jogos anteriores, como Final Fantasy Tactics ou Final Fantasy 12, então você terá muito dessa sensação do [Tactics] porque muitas das mesmas pessoas estão na equipe. Estamos muito felizes por você ter sugerido [usar FF16 como base] porque somos todos fãs, mas se fôssemos fazer isso, não queremos fazer a mesma história, que acaba sendo uma história diferente. Como faríamos as batalhas de Eikon versus Eikon nesse estilo? Se você tiver os Eikons, quantos quadrados um Eikon ocuparia?”
Quando comentado sobre a semelhança entre os jogos foi levantado o questionamento do por quê um novo Tatics ser feito com base em FF16. Yoshida afirmou que o universo e escopo de FF16 é muito grande, o que poderia não se encaixar muito bem em um estilo de jogo mais tático. Ele também disse que não gostaria de repetir a mesma história.
Final Fantasy Tactics foi lançado em 1997 para o primeiro PlayStation. Sobre Final Fantasy 16, a primeira DLC, intitulada Echoes of The Fallen, já se encontra disponível. A segunda, The Rising Tide, chega em 18 de abril para PlayStation 5.