A história da personagem Arlequina pelo selo DC Black Label chegou ao fim. Sob o título de Arlequina Harleen, a obra foi lançada no Brasil pela Panini Comics em três volumes, mesma forma que foi lançada no exterior.  A obra tem um tamanho diferenciado, possuindo maiores dimensões do que o formato americano e  lembrando bastante o formato europeu de quadrinhos. 

A história tem roteiros e artes de Stjepan Sejic e apresenta em sua narrativa a origem da personagem Arlequina. No inicio da história já sabemos qual será o final da personagem, pois a mesma narra toda a sua evolução até chegar ao ponto mais extremo. Com tal narrativa, acompanhamos a jovem Harleen desde  um momento delicado de sua graduação até o  desenvolvimento de sua pesquisa dentro do Asilo Arkham. Antes mesmo de ir até o Asilo, dois acontecimentos marcam a vida da personagem e resultam na mudança de sua visão de mundo.

O primeiro deles é ver a sua vida nas mãos do Coringa. Neste momento, ela tem seu primeiro contato com o criminoso e é o que irá impactar em seu trabalho com os perigosos criminosos do Arkham e no seu futuro. Em um segundo momento, enquanto o Batman espanca o palhaço, a personagem perceba a reação dos populares e como a violência está embutida naquela sociedade de uma forma cruel e profunda.

Claro que durante a história muitos fatos marcantes acontecem. Os impactos psicológicos desencadeiam pesadelos que serão muito bem explorados pelo autor e contribuirão para a narrativa. Com o passar dos acontecimentos, os leitores podem ver as mudanças de Harleen justamente com as simbologias de seus pesadelos (ou sonhos). Tal abordagem é muito interessante, porque a personagem atua na área da psicologia e isso permite que uma autoanálise mais expositiva seja feita dos acontecimentos.

O Coringa também se destaca bastante na obra com seu jeito manipulador e carismático, sendo retratado de forma mais humana no aspecto psicológico e físico. Diferente de outras abordagens, vide em arcos dos Novos 52, ele apresenta feições normais que retratam muito bem a dubiedade do personagem.

Arlequina Harleen é uma história fantástica! Além dos belos desenhos, também possui um roteiro muito bem elaborado e que consegue mostrar  a origem das loucuras da personagem e como que seus traumas pessoais e manipulações a levaram para a condição de namorada do palhaço do crime. 

NOTA: 5/5