Em comunicado feito hoje (18), foi anunciado que a Companhia das Letras adquiriu 70% da Editora JBC, famoso selo de publicação de mangás no Brasil.
Responsável pela publicação de mais de 200 títulos em território nacional, a editora já trouxe diversos sucessos como Cardcaptor Sakura, Samurai X, Cavaleiros do Zodíaco, Akira, Fullmetal Alchemist, Haikyu!!, Death Note, entre outros. Atualmente a publicação mais popular da editora é My Hero Academia, que já tem mais de 600 mil unidades vendidas por todo o país.
O fundador e CEO da Companhia das Letras, Luiz Schwarcz, comentou sobre a importância dos mangás e ressaltou a liberdada que a JBC continuará possuindo:
“Os mangás têm uma presença cada vez mais forte na cultura contemporânea e a chegada da JBC, uma referência na categoria, aumenta a nossa diversidade literária. (…) A gestão da JBC continuará com as irmãs Shoji. Primeiramente, porque a editora vai muito bem; depois, porque são elas que conhecem as aspirações dos leitores de mangá no Brasil. Nossa missão é dar o apoio na distribuição, comercialização e divulgação”.
Fundada em 1992 por Masakazu Shoji, o principal objetivo da editora sempre foi diminuir a distância cultural entre o Japão e o Brasil. Atualmente a empresa é dirigida pelas filhas de Shoji, Luzia e Marina, que continuarão em suas posições dentro da JBC. Marina, diretora-geral da editora, explica um pouco sobre o pano de fundo que levou à aquisição:
“Estamos vivendo uma fase muito positiva no mercado brasileiro, tanto no segmento de mangás licenciados quanto no de obras nacionais, e sentimos a necessidade de procurar alternativas que nos permitissem aproveitar essa oportunidade da melhor forma, principalmente por conta dos novos desafios que vêm se apresentando como consequência da pandemia de COVID-19.”
Com a aquisição da JBC, o Grupo Companhia das Letras agora publica 20 selos editoriais, variando entre adultos, juvenis e infantis.
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