As revistas da linha Graphic MSP são publicadas pela Panini Comics e sua primeira edição foi lançada em 2012 com o título “Astronauta – Magnetar”. Desde então, periodicamente é lançado um novo volume que coloca como protagonista os clássicos personagens da turma da Monica e seu universo, criados por Maurício de Souza, em histórias novas e atualizadas e impactantes.
Nestas histórias são respeitadas as origens e características dos personagens, colocando-os em situações que fazem o leitor refletir, se divertir e se emocionar. Assim, a linha MSP tem um apelo muito forte não só com o público que cresceu lendo a Turma da Mônica, mas também com um público infanto-juvenil e adulto devido aos diferentes tons que os enredos apresentam.
Indicar somente alguns títulos é bem difícil devido a qualidade que as histórias apresentam. Porém, vamos tentar. Neste texto, serão indicados cinco títulos da linha MSP que podem agradar a qualquer leitor. Seus enredos são mais voltadas para histórias reflexivas de diferentes tons, abordando as situações de uma forma cotidiana e extremamente real.
Chico Bento – Arvorada
A obra é tem roteiros e arte de Orlandeli e foi lançada em abril de 2017. No enredo, Chico Bento deve lidar com uma situação de perda que o impacta de uma forma muito forte. Na história, a temática e abordada de uma forma delicada e que dificilmente não irá comover o leitor.
Jeremias – Pele
Com roteiros de Rafael Calça e arte de Jefferson Costa, Pele foi lançada em abril de 2018. Jeremias é um dos melhores alunos de sua sala e levado uma vida feliz ao lado dos pais e amigos. Porém, se encontra em uma situação em que a cor de sua pele parece dizer mais sobre ele do que suas ações. A história aborda de uma forma bem forte e sensível o racismo, escancarando o quanto é idiota e pode ferir as pessoas.
Horácio – Mãe
O quadrinho tem roteiros e arte de Fabio Coala e foi lançada em julho de 2018. O enredo conta a história do simpático dinossauro Horácio em busca de respostas do paradeiro de sua mãe. Em seu caminho irá enfrentar diversos obstáculos e conhecer outros animais que se juntarão a ele.
Cebolinha – Recuperação
Com arte e roteiro de Gustavo Borges, Cebolinha – Recuperação foi lançado em outubro de 2018. Em período de provas na escola, Cebolinha deve superar uma de suas dificuldades com a matemática. Mesmo com a ajuda de Franjinha para a provo, ele deverá lidar com diversas adversidades em sua vida pessoal.
Tina – Respeito
Escrita e desenhada por Fefê Torquado, Tina – Respeito foi lançada em setembro de 2019. Em seu enredo, a jovem Tina lida com a situação de assédio em ambiente de trabalho. Um assunto bastante atual e delicado de se tratar na sociedade atual.
Indicar somente 5 histórias da linha MSP é muito difícil, assim, esperem por outras indicações e reviews das que forem lançadas.