A série animada do Batman foi transmitida originalmente nos anos 90, entre 1992 e 1995. A animação foi refeita com o nome “As Novas Aventuras do Batman” com transmissão entre 1997 e 1999. Ambas foram apenas as primeiras e abriram o caminho para o grande leque de animações da DC Comics que temos atualmente. Outro ponto marcante da série, foi a criação e aparição da personagem Arlequina. Atualmente a personagem tem um grande peso no DC Universe e recentemente foi finalizada uma ótima publicação pelo selo DC Black Label (já com crítica aqui no Megascópio).
Baseado na clássica animação está sendo lançada a hq digital intitulada “Batman: A Aventura Continua”, co-criada por Paul Dini, com roteiros de Alan Burnett e arte de Ty Templeton. Em entrevista para o Newsarama, Ty Templeton comentou a inserção de personagens mais recentes a história, mesmo ela sendo baseada na animação dos anos 90. Entre os personagens citados estão Exterminador, Batman que Ri, Azrael e até mesmo Desafiador, membro da Liga da Justiça Sombria.
Confira a fala de Temploton:
“Toda a razão de revisitar [o cânone da animação] é incluir alguns personagens como Jason Todd, Exterminador, o Batman Que Ri, Azrael. E acho que vamos passar por todos eles e mais alguns”.
Entre as adições citadas a mais recente é o Batman que Ri, que é o herói infectado com o gás do coringa. O personagem aparece pela primeira vez na história Batman Metal, que mostra diferente versões do personagem do universo sombrio da DC, escrito por Scott Snyder com desenho de Greg Capullo. Posteriormente, o vilão ganhou uma história em 4 edições que mostra sua tentativa de matar os diferentes Bruces do multiverso, também escrita por Snyder.