O ano de 2021 marcou o aniversário de 25 anos da franquia Tomb Raider e das histórias de exploração de tumbas, descoberta de artefatos antigos e mais de Lara Croft.
Com tantas aventuras para explorar divididas entre jogos e comics, pode ser um pouco complicado para um novo fã entender por onde começar a acompanhar as histórias de Lara. Por isso, apresentamos aqui uma linha temporal com os principais títulos do reboot da franquia.
Vale ressaltar que todos os jogos de Tomb Raider são feitos de forma que novos jogadores consigam entender o suficiente do que está acontecendo para aproveitar; e todas as comics atuam como conteúdo extra, onde nada é essencial para entender os jogos. Essa linha temporal atua mais como um guia dos materiais existentes, sem delimitar uma ordem oficial dos títulos.
A linha do tempo que iremos conhecer é chamada Era da Sobrevivente (ou Survivor Era), e conta as aventuras de uma Lara inexperiente, recém formada da Universidade de Arqueologia, que cresce e se torna uma aventureira plenamente capaz de cuidar de si mesma.
- Tomb Raider: The Beginning (Dark Horse Comics) – atuando como uma prequel do reboot de Tomb Raider, The Beginning explica como Lara e a tripulação do Endurance se conheceram. A comic foi escrita por Rhianna Pratchett, que também foi roteirista-chefe do enredo do reboot, e constrói a base dos personagens e relacionamentos que são explorados no game.
- Tomb Raider (Square Enix) – após saírem em busca da ilha de Yamatai e da lenda da Rainha Himiko, Lara e a tripulação do Endurance são pegos por uma tempestade extremamente violenta e acabam naufragando em Yamatai, um local cheio de mercenários, cultistas e seres estranhos. Separada de seus amigos, Lara, uma jovem inexperiente e amedrontada, precisa encontrar meios para sobreviver e sair dessa ilha.
Confira a review do Mega de Tomb Raider (2013)
- Tomb Raider: The Ten Thousand Immortals (DK Books) – nessa história escrita por Dan Abnett e Nik Vincent, Lara tenta deixar para trás o que aconteceu com ela em Yamatai. Porém, quando sua melhor amiga Sam sofre uma overdose de uma substância tóxica, Lara tem que sair a procura do lendário Velocino de Ouro, item capaz de curar sua amiga.
- Tomb Raider Volume 1: Season of the Witch (Dark Horse Comics) – escrita pela aclamada roteirista Gail Simone, Season of the Witch explora ainda mais a fundo os traumas que Lara e seus amigos sofreram em Yamatai. Quando todos começam a experimentar visões horríveis, Croft precisa entender o que está acontecendo para salvar a todos enquanto ela mesma questiona sua capacidade de compreender a realidade.
- Tomb Raider Volume 2: Secrets & Lies (Dark Horse Comics) – mesmo tentando retomar sua vida normal, Lara continua sendo puxada para situações cada vez piores. Em Secrets & Lies, um amigo implora que Lara salve sua irmã, e então a exploradora sai em mais uma aventura que a coloca frente a frente com a misteriosa organização Trindade pela primeira vez.
- Tomb Raider Volume 3: Queen of Serpents (Dark Horse Comics) – Rhianna Pratchett retorna com o terceiro arco das comics. Dessa vez Lara recebe evidências de que uma pessoa que ela achou ter perdido em Yamatai está vivo e sendo mantido prisioneiro. Lara parte para resgatá-lo junto de Jonah, Kaz e Sam, porém, o comportamento de Sam ao longo da viagem mostra que ela não está tão bem quanto Lara gostaria de acreditar.
- Rise of the Tomb Raider (Square Enix) – ao se afundar no trabalho de seu falecido pai, Lara encontra mais evidências do que é provavelmente o maior mistério da humanidade. No caminho para a cidade perdida de Kitej, ela descobre mais detalhes sobre a Trindade e sobre o que realmente aconteceu com seu pai.
Confira a review do Mega de Rise of the Tomb Raider
- Tomb Raider Volume 1: Spore (Dark Horse Comics) – a nova leva de comics que se passam após Rise são assinadas pela autora Mariko Tamaki, vencedora do prêmio Eisner. Em Spore, Lara é levada a uma nova busca por um cogumelo raro que, segundo as lendas, concede imortalidade. Nessa jornada, ela precisará lidar com um inimigo que simplesmente não morre.
- Tomb Raider Volume 2: Choice and Sacrifice (Dark Horse Comics) – após descobrir que Sam conseguiu escapar da instituição em que ela estava internada, Lara tenta encontrar a amiga para poder ajudá-la. No caminho, ela se depara com a Ordem da Trindade e percebe que as coisas estão piores do que ela imaginava: Sam continua sendo atormentada pelas coisas que aconteceram em Yamatai, e Lara está determinada a salvá-la, se livrando do fantasma da ilha de uma vez por todas.
- Tomb Raider Volume 3: Survivor’s Crusade (Dark Horse Comics) – essa coleção traz várias histórias escritas por Jackson Lanzing e Collin Kelly. Após entender que a morte de seu pai teve relação com a Trindade, Lara tenta descobrir toda a verdade sobre o que aconteceu com seu pai. Seu embate com a organização aumenta exponencialmente sua obsessão, a afastando daqueles que mais poderiam ajudá-la.
- Tomb Raider Volume 4: Inferno (Dark Horse Comics) – outra coleção escrita por Lanzing e Kelly, Inferno leva Lara até a Antártica em busca da Trindade. Para impedir os planos da organização, Croft precisará definir até onde ela está disposta a ir e o que ela pode perder no processo.
- Shadow of the Tomb Raider: Path of the Apocalypse (S.D. Perry) – ligada diretamente ao terceiro título do reboot, Path of the Apocalypse é escrito por S.D. Perry e se passa após o prólogo do game, mas antes da aventura começar oficialmente. Após receber uma dica de um estranho que a ajudaria com seu embate contra a Trindade, Lara viaja até uma sistema de cavernas situado na Colômbia, sem saber que o que ela encontrará lá embaixo é um terror sem precedentes.
- Shadow of the Tomb Raider (Square Enix) – O terceiro e último título do reboot leva Lara ao ápice de sua obsessão. Após colocar o apocalipse Maia em curso, ela precisará utilizar todas suas habilidades e experiência para acabar com a Trindade de uma vez por toda, salvando o mundo no processo.
Confira a review do Mega de Shadow of the Tomb Raider
E assim termina a linha temporal da sobrevivente, com Lara alcançando o patamar de exploradora experiente e consciente de suas ações. Porém, suas aventuras não terminam aí: a Netflix produzirá uma animação que continuará a trilogia reboot, contando com Hayley Atwell como a nova voz de Croft, permitindo que os fãs continuem acompanhando essa nova versão da arqueóloga.