Muitas pessoas agora estão se perguntando quem é essa personagem do folclore Arturiano, após assistirem a nova série da Netflix, Cursed – A Lenda do Lago. Essa nova série da plataforma é baseada no livro de 2019 de mesmo nome de Thomas Wheeler e Frank Miller e apresenta uma reimaginação da lenda arturiana.
Na primeira temporada vemos essa lenda sendo contada pelos olhos de Nimue, uma heroína adolescente com um dom misterioso que está destinada a se tornar a poderosa (e trágica) Dama do Lago. Depois da morte de sua mãe, ela encontra um parceiro inesperado chamado Arthur, um jovem mercenário, enquanto está em busca de Merlin para lhe entregar uma espada antiga. No curso de sua jornada, Nimue se tornará um símbolo de coragem e rebelião contra os terríveis Paladinos Vermelhos e seu cúmplice Rei Uther.
A Lenda
A Dama do Lago é uma personagem da lenda arturiana que cria Lancelote, após a morte de seu pai e que entrega ao rei Artur a sua famosa espada Excalibur. A lenda se difere em algumas versões, aparecendo como uma mortal que aprendeu com Merlin os segredos da magia, já em outras sendo uma entidade sobrenatural. Na maioria das tramas, A Dama do Lago é representada como benevolente, porém também às vezes apresentar virtudes e cometer erros comuns de humanos.
Na verdade a personagens tem diversos nomes, que variam entre Nimue, Niniana, Ninie, Nineve, Vivien e Viviane. Pesquisas apontam que esse nome pode estar relacionado diretamente com o nome céltico Niamh, e ao rio Ninian da Betranha continental, e também a figura grega Mneme, que seria sua mãe e deusa da memória. Outra variante sugere que ainda pode existir uma conexão com a deusa galesa Rhiannon ou até mesmo com a deusa celta das águas, Coventina.
Entre todos esses nomes, podemos notar a presença de algo em comum, sempre divindades ligadas à rica mitologia celta. Um fato curioso é que Conventina era amplamente venerada na Grã-Bretanha romana, no noroeste da península Ibérica e também na Gália.
A Primeira Menção
Durante a idade média, foi quando surgiu à primeira menção de Avalon, a ilha misteriosa à qual a Dama do Lago está interligada. Na Historia Regum Britanniae do século XII de Geoffrey de Monmouth, nos é contado que Excalibur foi forjada nessa ilha e o grande Artur, foi levado para lá para que tivesse suas feridas curadas.
Na sequência dessa lenda, a Dama do Lago presenteou o jovem Artur Pendragon com a espada, o fazendo jurar que quando fosse Rei da Bretanha, respeitaria os cultos católicos e também os da ilha, a fim de manter sua existência. Em obras posteriores, Nimue, chegou até mesmo a raptar Lancelote ainda pequeno, para que ele vivesse com ela em seu castelo. E lá ela criou Lancelote e seus dois primos como filhos e o presenteou com um anel mágico.