Apenas algumas semanas atrás, a Netflix lançou a primeira temporada de seu mais novo sucesso, The Witcher, estrelado por Henry Cavill. Embora a história tenha chegado a muitos fãs novos, esse conto de caos e destino foi adaptado de uma série de livros publicados há três décadas. Apesar de ter se tornado um estrondoso sucesso a narrativa da primeira temporada da série frequentemente se desvia dos acontecimentos contados nos livros.
Uma das mudanças mais significativa nos romances de Andrzej Sapkowski foi o primeiro encontro de Geralt e Ciri, que acontece na cena final da primeira temporada, mas ocorreu um pouco antes nos livros. Dirigindo-se a esse assunto no twitter, Lauren Schmidt-Hissrich, showrunner de The Witcher, explicou por que foi tomada a decisão de remover o primeiro encontro de Geralt e Ciri em Brokilon, conforme retratado no conto A Espada do Destino, e revela o roteiro original da temporada.
Um fã a questionou no twitter sobre a subtrama na floresta Brokilon e o mesmo disse que retirar o conto A Espada do Destino deixa a recompensa no final de Algo Mais muito menos significativa e emocional. Confira a resposta da showrunner:
“Eu te escuto. E debatemos isso intensamente. Aqui está nossa lógica: adaptar as histórias curtas que eram importantes para a construção do mundo e, em seguida, adaptar sequencialmente as múltiplas reuniões de Geralt e Ciri em [A Espada do Destino] significava que não apresentaríamos Ciri até a segunda temporada. O que faz sentido, se você é um fã dos livros originais.
“É assim que é feito, e é lindo! Mas para o propósito de adaptação televisiva: se os espectadores estão investindo apenas em Geralt para o S1 e depois são apresentados a Yennefer, e várias temporadas depois encontram Ciri – é potencialmente confuso dizer: esqueça a caça aos monstros. Pegue os últimos dois ou três anos do que você está assistindo e guarde-o. Porque aquela garotinha que você acabou de conhecer? ELA é a chave para todo esse universo e será o centro de quase todas as histórias que virão.
“Perdemos alguns momentos mágicos, e é por isso que estou tão empolgada que as pessoas estejam encontrando os livros para apreciar as histórias de Sapkowski em todos os seus detalhes gloriosos. Sei também que definimos o tabuleiro de xadrez da melhor maneira para que histórias futuras se desenrolem e mantenham o público da TV envolvido.
“Como escritores, entendemos que – mesmo quando fundamentados – os fãs podem não concordar com as mudanças que fizemos. E tudo bem! Tínhamos que fazer escolhas difíceis, e não as acertávamos todas às vezes. Mas é importante para mim que os fãs saibam que essas escolhas não foram levianamente.”
Quanto questionada novamente do por que não apresenta-la na segunda temporada, já que manteria de certa forma uma estrutura aproximadamente semelhante dos arcos de Geralt e Yennefer, a showrunner respondeu:
Sinto que a elevação de Ciri acontece quando ela e Geralt se encontram fora da fazenda de Yurga. Incluir organicamente a reunião de Brokilon no início da temporada – Ep 4? – significaria que todas as histórias curtas de Geralt (incluindo conhecer Yen) precisariam ser feitas no terceiro episódio. E, na minha opinião pessoal, isso condensaria demais a construção do mundo e reduziria as histórias de O Último Desejo e Espada do destino. Aqueles eram importantes manter. “
Hissrich também publicou o primeiro rascunho da cena final da temporada, mostrando que as citações favoritas dos fãs que marcam o conto Algo Mais foram originalmente incluídas. No tweet, Hissrich explica por que essas citações não chegaram ao fim.
I LOVING #TheWitcher dialogue this morning. As a treat for all the respectful debate, here is the original final scene of Ep 108, "Much More." This is what was shot. It was edited down later, because — as pointed out — didn't feel earned after we'd cut the Brokilon meeting. pic.twitter.com/wyBEFV1F9b
— Lauren S. Hissrich (@LHissrich) December 29, 2019
Para finalizar a showrunner concluiu : “Fizemos escolhas durante todo o processo. Eu mudaria este? Boa pergunta. Provavelmente é o que eu mais contemplo, à noite, deitada na cama. Mas aqui estamos nós. E seguimos em frente, aprendendo a cada passo do caminho. Eu não estou indo a lugar nenhum. “