Era para ser um grande segredo , mas as notícias da chegada de uma equipe internacional que filmava a Netflix para a série “The Witcher” se espalharam rapidamente pela internet. A equipe de produção de The Witcher filmava nas ruínas do castelo em Ogrodzieniec, na Polônia, e a teleshow conseguiu entrevistas exclusivas por lá.
Gravando na Polônia
No set, além da equipe de cineastas e do elenco internacional, era possível reconhecer duas pessoas, sem as quais o trabalho na série de The Witcher não começaria. Estamos falando de Tomasz Bagiński e Lauren Schmidt Hissrich.
Bagiński foi mencionado inicialmente como produtor e um dos diretores da série. Enquanto conversava com jornalistas nas ruínas do castelo polonês, ele confessou ter desistido do último papel porque tinha muitas responsabilidades em sua mente como um dos principais produtores. “A decisão foi tomada junto com Lauren”, disse Bagiński, que conseguiu se concentrar em toda a temporada, em vez de em dois episódios. Isso significa que ele teve uma visão de toda a evolução do mundo, personagens e tomou decisões sobre como ela deveria ser.
A equipe de The Witcher filmou em diversas locações, mas muito do material foi criado nos estúdios na Hungria, perto de Budapeste.
“Filmes de Hollywood são feitos lá há 15 anos. Não existem espaços internos e equipes treinadas na Polônia. São pessoas talentosas, mas não agem nessa escala”, disse Bagiński. “Tais produções não são feitas na Polônia. Comparadas ao momento e ritmo de trabalho da Netflix, os estúdios poloneses seriam pequenos. E na Hungria, The Witcher foi criado em um estúdio enorme ao lado de Denis Villeneuve, enquanto filmava Duna.”
Bagiński acredita, no entanto, que em breve (em abril do próximo ano, no mínimo) a situação poderá mudar. “Não havia incentivos fiscais antes e agora, até onde eu sei, vários empresários estão pensando em montar grandes salas de cinema na Polônia. Para que nos tornemos concorrentes da República Tcheca, Hungria ou Inglaterra.”
Quando perguntado se as filmagens de The Witcher na Polônia foram levadas em consideração desde o início, Basginski respondeu: “Nós realmente queríamos filmar na Polônia. Ainda mais do que conseguimos, mas uma produção nessa escala tem suas próprias regras. Nesta temporada, estamos gravando relativamente pouco na Polônia, mas desde o início queríamos que a Polônia aparecesse na série. Em Budapeste nós requerimos de muito de locais naturais, como todos os vales e florestas que encontramos à nossa volta.”
A equipe envolvida
Falando sobre o elenco, Tomasz Bagiński chamou Anya Chalotra (Yennefer) de sua maior descoberta. Na sua opinião, The Witcher fará dela uma estrela. Ele também tem Henry Cavill em alto conceito: “Ele estava muito envolvido na produção e é ótimo no papel de Geralt”. Bagiński o vê como um profissional de verdade que nunca demonstrou ser uma estrela.
“Na Hungria, ele dormiu no trailer por semanas no set. Ele não voltou ao hotel em Budapeste, o que economizou uma hora para viajar, mas acima de tudo, ele estava imerso neste mundo. Isso é raro.” elogiou Bagiński.
Na conversa sobre a gravação de The Witcher, não podia faltar uma pergunta sobre a cooperação com Andrzej Sapkowski. Há muito tempo se diz que o autor do livro original atua como consultor e tem acesso a todos os materiais. Mas, como Tomasz Bagiński confessou, o pai de The Witcher não queria se envolver no trabalho dos cineastas.
“Andrzej ficava dizendo que não queria ver os ingredientes porque não julgava a sopa pela sacola de compras. Na minha opinião, essa é uma abordagem legal e sábia.” disse Bagiński. Ele acrescentou que valoriza muito a opinião de Sapkowski. “Ele é um homem complicado e interessante. Uma personalidade rara que não usa o Instagram.”
“Eu amo Andrzej! Temos um relacionamento muito bom”, disse Lauren Schmidt Hissrich. A showrunner de The Witcher, em conversa com jornalistas poloneses, também citou uma analogia à sopa e aos ingredientes trazidos da loja.
“Andrzej visitou recentemente o set em Budapeste e tinha lágrimas nos olhos.” disse Hissrich, que entende que deve ser muito difícil para o escritor olhar seu trabalho em outras mãos. Mas Sapkowski nunca fez nenhum comentário e ficou honestamente comovido no set.
“Não é o tamanho de todo o projeto, mas o compromisso das pessoas. Ele conversou com os atores e o diretor. E ele conheceu Henry Cavill durante as filmagens de uma espetacular cena de ação.” lembrou Hissrich.
A Showrunner mais uma vez garantiu que seu The Witcher não será “um show americano alegre. E embora o mundo inteiro da série pareça sombrio, haverá humor – como nos livros de Sapkowski.
Adaptando a obra
“Este mundo não é apenas sobre grandes heróis, lutando contra monstros, lançando feitiços, mas também muitas pessoas comuns que vivem dia após dia. É o mundo deles também. Pensamos neles, dando o tom da história.” explicou Hissrich. Na sua opinião, lidar com a realidade sombria não pode prescindir do humor.
Quando perguntado sobre longos diálogos característicos da prosa de Sapkowski, o showrunner confessou que “The Witcher” seria diferente nesse aspecto de outras séries. Ela queria que as conversas entre os personagens fossem naturais (“eu amo isso com Sapkowski”), mais dramáticas e reais. “[Os diálogos] serão mais curtos do que nos livros, mas não todos.” anunciou a principal produtora.
Ela também se referiu à cronologia dos eventos e à maneira como ela ligaria a saga The Witcher aos contos de Sapkowski. “O resultado final será revelado em dezembro e não posso revelar alguns detalhes agora, mas é certo que os escritores combinaram temas diferentes, dependendo da necessidade.” Para Hissrich, as histórias sobre Geralt são uma introdução à saga e as tratam como parte de uma jornada maior, não apenas capítulos.
Lauren Schmidt Hissrich é uma produtora e showrunner conhecida em séries como “Demolidor”, “Defensores”, “Umbrella Academy”. Mas de onde ela tirou “he Witcher? Ela não escondeu que, depois de ler “O Último Desejo”, não se considerou a melhor pessoa que pode continuar escrevendo o roteiro. Trabalhar com o gênero fantasia era novo para ela. Mas acabou encontrando na prosa de Sapkowski “uma história sobre como as pessoas lidam com as pessoas. E monstros”. Ela viu a história de um homem, seu relacionamento com uma mulher e uma filha – assuntos íntimos e universais, embora, é claro, relacionados à estética específica da fantasia.
Quando perguntada sobre locais poloneses, ela não escondeu o fato de que vários locais estavam sendo considerados para filmar The Witcher. E talvez na segunda temporada possamos tirar mais fotos no Vistula. O castelo em Ogrodzieniec foi, no entanto, sua primeira escolha. Acontece que Hissrich chegou lá por acidente após sua primeira chegada à Polônia, quando a Netflix deu a luz verde para a produção da série. Estando nas proximidades de Cracóvia, ela ouviu falar de um castelo legal.
“Fui até lá, tirei um milhão de fotos e comecei a enviá-las para o Instagram”, lembrou Hissrich. E quando, depois de algum tempo, começaram a procurar um local adequado para uma determinada cena, um dos funcionários mostrou a ela… fotos das ruínas em Ogrodzieniec.
“Foi como uma reviravolta do destino.” Muito de acordo com a alma de The Witcher…
The Witcher com Henry Cavill chega na Netflix em 20 de dezembro de 2019. A primeira temporada será composta por oito episódios de aproximadamente uma hora. Fiquem ligados no Megascópio para todas as notícias na íntegra!