Entenda o competitivo de Gwent para 2022 – Durante o Gwent World Masters 3, ocorrido no início de dezembro de 2021, foi anunciado o novo formato do cenário competitivo do cardgame para 2022. A nova estrutura do cenário competitivo apresenta mudanças consideráveis e positiva para a Season 4.
Entre as mudanças estão a adição de um novo torneio em formato diferente dos demais e alterações na distribuição de Crown Points (CPs). Confira abaixo de forma mais detalhada as diferenças e como as novidades incrementam o cenário do cardgame de The Witcher.
Os torneios da Season 4
A nova temporada competitiva do Gwent: The Witcher Cardgame mantém os torneios já conhecidos – Qualifiers, Gwent Open e Gwent Masters – e adiciona o Play-In, que ocorrerá após o Gwent Open 3. Porém, diferente do ano de 2021, a Season 4 terá apenas três Gwent Opens e Qualifiers ocorrendo entre eles. Em relação aos Opens, os ganhadores de cada edição continuarão garantindo suas vagas nos Masters.
Play-In: como funciona?
Se os formatos já conhecido funcionam com eliminação simples, o Play-In será mais intenso e com mais de uma partida por jogador. O torneio apresenta a estrutura de Round Robin (todos contra todos) e reúne os 12 jogadores do topo da tabela de CPs, dividindo-os em 2 grupos de 6 jogadores. Os jogos ocorrem no formato melhor de cinco (Bo5).
Cada jogador realizará cindo jogos e os primeiros colocados de cada grupo se classificarão para o Maters. Os dois últimos de cada grupo são desclassificados, enquanto que os demais jogadores enfrentam o equivalente em sua posição em uma partida simples de Bo5. Os vencedores da rodada simples irão ocupar as vagas restantes para o Masters.
Confira abaixo um exemplo:
A nova forma de classificação privilegia os jogadores mais competitivos. Além disso, a tabela de CPs é usada de forma classificatória intermediária para a final do cenário competitivo e não definitiva.
A contagem de Crown Points
A contagem de Crown Points (CPs) teve duas modificações consideráveis: a criação de ‘Seasons’, ‘Off Seasons’ e a quantidade de pontos distribuídos para cada posição da pro ladder. As ‘Seasons’ e ‘Off Seasons’ são períodos que será ou não possível ganhar CPs. Durante as ‘Season’ os 200 melhores jogadores irão pontuar, enquanto que nos outros períodos não.
Assim, digamos que a ‘Off Seasons’ trará os jogadores um mês de “folga”, em que poderão investir em estratégias, montagens de baralho sem a pressão de pontuações e se preparar para uma nova corrida por pontos. Esta mudança tem tudo para trazer um ar mais leve e ao mesmo tempo competitivo para o cenários.
A nova distribuição de CPs durante os períodos de ‘Seasons’ são:
Como podemos observar, a Season 3 trazia uma pontuação que diferenciava praticamente todos os níveis estabelecidos, nem que seja em um ponto. Ao longo do ano, a diferença de pontos podia distanciar os jogadores do topo de forma mais agressiva. Com a menor diferenciação nos níveis mais próximos da faixa de 61-200, a Season 4 pode represar uma quantidade maior de jogadores e dar a eles mais chances de subirem na tabela.
Foi destacado no texto publicado no site do Gwent que a nova forma de chamar jogadores caso o classificado não possa comparecer (ou já esteja classificado) também foi alterada, evitando ao máximo a utilização dos CPs em meio de temporada. Primeiramente será chamado um dos três jogadores da mesma Qualificatória para então chamar o top 4. Se ambas as alternativas não derem certo, então será chamado o jogador com maior quantidade de CPs naquela data.
Resumindo
Os classificados serão:
- 3 jogadores vencedores dos Gwent Opens
- 2 jogadores vencedores de grupos do Play-In
- 3 jogadores da etapa simples do Play-In
Gwent: The Witcher Cardgame, desenvolvido pela CD Projekt Red, está disponível para PC (via Steam e GOG), iOS e Android.
Veja também: