Como anunciado, o Modo Arena de Gwent: The Witcher cardgame será alterado, sendo uma das medidas tomadas a remoção do modo atual. Na última terça-feira (06) foi divulgado um texto de Jason Slama comentando sobre diversos aspecto da mudança.
Inicialmente, o texto aborda os pontos positivo e negativos do modo arena na visão do desenvolvedor. Entre os pontos positivos está a quantidade ilimitada de provisão, a possiblidade de mesclar cartas de diferentes facções na construção e, claro, a premiação. Os pontos negativos citados são a demora na construção do deck, problemas no pareamento de partida, excesso de sinergia para escolhas aleatórias de cartas e a existência de cartas que não foram planejadas ara o modo.
O pontos abordados anteriormente são interessantes, pois consideram o fator frustação do jogador e que a construção é demorada é uma realidade. Para superar os ponto negativos e melhorar o modo foram propostas algumas alterações. As mudanças visam deixar mais rápido e prática a elaboração de baralhos e acrescenta maior sinergia ao remover um pouco do fator aleatoriedade do cardgame da CD Projekt Red.
As modificações confirmadas são:
- Mudança na construção de deck com o estabelecimento de onze etapas: escolha da habilidade, carta principal, 8 escolhas de pacotes com 3 cartas e, por fim, a carta estratégica. A escolha será feita nesta ordem.
- Será aplicado um sistema de pesos para a escolha. Desta forma, quando o jogador escolher um pacote de cartas possessíveis sinergias serão favorecidas. Isso ocorre não só pela composição do pacote, mas também pela influencia que a escolha irá representar nos próximos que aparecerão.
- Os pacotes terão, em sua maioria, uma ouro e duas bronzes. Porém existirão “superpacotes” que não serão tão comuns. Além disso, cada pacote terá uma classificação como “ofensivo”, tribal, defensivo, etc.
O texto também muda uma medida antes estabelecida, pois foi anunciado que em 13 de outubro o atual Modo Arena seria removido. Agora, ele será mantido sem custo de entrada até a implementação do novo draft que irá substitui-lo.
As mudanças anunciadas, e talvez venham mais por ai, podem deixar o draft do Gwent: The Witcher Cardgame muito mais divertido do que é hoje. Ao remover cartas que não fazem sentido para ele e equilibrando o pareamento de partidas todos tem a ganhar e ter uma experiência recompensadora dentro desta forma mais casual do jogo.