No mês de maio e Junho publicamos o Meta Snapshot do Team Dandelion com os melhores decks de Gwent: The Witcher Cardgame, desenvolvido pela CD Projekt Red, elaborado pelo time brasileiro Team Dandelion. Agora, com novas cartas adicionadas na Temporada do Draconídeo o meta teve uma mudança grande e muitas novidade. Vem conferir a lista de do mês e junho!

Os decks que constam na listagem foram editados e os textos escritos por Jeronimooo.

Confira a listagem e as notas feitas pelo Team Dandelion:

Frutos de Ysgith (Monstros) – Nota: 4.5

Introdução: Monstros foi quem mais recebeu boas novas cartas nessa última expansão do Golpe de Thanned, a Mammuna tem um potencial fácil de 20 pontos em quase todo jogo e, além disso, a Dama Sangrenta ajuda muito a forçar o round. Este líder por ser “reutilizável” permite que se jogue muito bem nas três rodadas.

Pontos fortes: Tem um grande potencial de forçar os rounds graças ao líder e também a Dama Sangrenta que gera muitos pontos em pouco tempo. Além disso, o Fruto ajuda a chegar e manter Sabá com mais facilidade.

Ponto fraco: É um deck que em troca de fazer muitos pontos ele abre mão de ter uma boa quantidade de controle, inclusive sofre contra decks que se sobressaem nesse aspecto como Sindicato.

NOTA: Este deck NÃO segue a regra dos 16, ele possui 18 cartas alvo. A discussão sobre isso pode ser feita no Discord do Time Dandelion, mas tendo isso em vista abaixo haverá o link para o deck que NÃO segue a regra e uma versão que segue.

Deck (não segue a regra dos 16): https://www.playgwent.com/ptBR/decks/5302aabb017ab93b69925920a704d8e2

Deck (seguindo a regra dos 16): https://www.playgwent.com/ptBR/decks/a247baa90f25c755f0211e840ef740a4

Considerações: Korathi Chamardente, Troll da Caverna, Decreto Real, Idarran de Ulivo, Adda: Estrige, Xavier Lemmens, Megascópio.

Bolso Fundo (Sindicato) – Nota: 4.0

Introdução: O já estabelecido deck de crimes volta com tudo nessa expansão como um “pacificador” puxando o meta pro seu lugar colocando ST e MO em uma posição de não conseguir passar por cima de todo mundo. Através de incontáveis remoções e valor das moedas em spenders eficientes o deck pode ameaçar qualquer deck nos três rounds.

Pontos fortes: Tem muitas opções de controle entre venenos, remoções e recompensas então consegue manter o oponente “no seu lugar” fazendo com que ele não consiga desenvolver grandes estratégias se você não deixar.

Pontos fracos: Contra outro deck de controle ele pode tentar remover os spenders e te deixar sem muitas opções ao longo do jogo então é sempre bom cuidar pra tirar valor o mais rápido possível das suas cartas e não deixar elas a toa.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/0238aa054e13741503855ea329dc7381

Considerações: O Malandro, Philippa Eilhart, Graden, Briga de Taberna, Extrator de Confissão, Ferreiro Coagido, Calúnia.

Golpe de Precisão (Scoia’tael) – Nota: 4.0

Introdução: Scoia’tael depois de passar um bom tempo sem um deck consistente volta para o topo do meta com as cartas recentemente adicionadas. Além de conseguir ter “explosões” de pontos do nada e possuir pontos de um round para outro nas Orbes o Harald Gord agora passa os 20 pontos sem dificuldade.

Pontos fortes: Mesmo decks de controle podem ter dificuldades em segurar esse deck devido ao seu potencial de fazer jogadas sequenciais com Orbe da Percepção, Elfo Profeta e Sussurros de Dol Blathanna e o supracitado Harald Gord gigante para finalizar. Além disso, o potencial de forçar os rounds com feitiços e cenários é muito fortes.

Pontos fracos: Não ter a última jogada (ou “last say”) pode fazer com que seu Gord seja respondido com certa facilidade por um  Esporos ou até mesmo Korathi.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/c8626bb8e0ea57aef3a5b7ced056e87f

Considerações: Alzur, Francesca Findabair, Aelirenn, Dorregaray de Vole, Ida Emean Aep Sivney, Círculo da Vida, Elfo Escrivão.

Team Dandelion 1

Aprisionamento (Nilfgaard) – Nota: 4.0

Introdução: A expansão nova trouxe algo que Nilfgaard não tem visto faz muito tempo, um deck SEM Baile de Máscaras! O arquétipo de espiões e assimilar foram finalmente efetivados com a introdução de Artaud Terranova, Fercart e alguns reforços recentes.

Pontos fortes: É muito capaz de usar o deck do oponente contra ele mesmo e às vezes melhor do que o baralho original. Além de conseguir manipular o jogo de uma forma a usar as cartas do oponente contra ele seja com Artaud, Braathens, Cantarela (com ou sem locação) o pacote de assimilar em um round longo é extremamente forte.

Pontos fracos: Como este deck cria muitas unidades é bom planejar quanto espaço você vai precisar no board desde o início, além disso, certas cartas requerem um bom planejamente pra que sejam realmente eficientes, então fica evidente quando alguém está realmente planejando as jogadas ou só jogando um turno por vez.

Nota: É possível rodar este deck com Escravizar, a versão estará abaixo:

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/e196e557d689f963f4aa96cc11b3afc2

Deck(comEscravizar):https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/3befffc3f131f5f87c1fca90a1443ca5

Considerações: Anna Henrietta, Suborno, Milton de Peyrac-Peyran, Peter Saar Gwynleve.

Força da Natureza (Monstros) – Nota: 4.0

Introdução: Um segundo reforço para a facção mantendo a estratégia anterior da Koschey. Esta versão de Monstros possui um potencial de pontos maior que Frutos caso não seja respondido e caso seu tabuleiro não fique muito cheio com cartas tipo os espiões de Nilfgaard.

Pontos fortes: Caranthir + Koschey + líder é capaz de ganhar um round curto mesmo com desvantagem de carta porque faz muito ponto com facilidade.

Pontos fracos: Tem menos opções de alvos para a Mammuna então é bom prestar atenção nisso e também pode ter seu jogo desfeito muito fácil com cartas como Salafrário Junior.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/9129528178d1bd4d5a3591e56817cf3a

Considerações: Korathi Chamardente, Troll da Caverna, Decreto Real, Adda: Estrige, Xavier Lemmens, Parasita, Megascópio, Seleção Natural.

Team Dandelion 2

Fúria do Mar (Skellige) – Nota: 3.5

Introdução: O arquétipo de chuva ganhou uma boa força com a entrada de Melusine no jogo, este deck tem como objetivo garantir rounds usando-a de 2 a 3 vezes por jogo associado ao Dagur, defensor e Fulmar.

Pontos fortes: É um deck que se não tiver suas ameaças respondidas tem um potencial muito grande de ganhar o jogo de lavada. Além disso, ressuscitar unidades até duas vezes em um jogo dá um alcance gigante. E é ótimo contra Monstros!

Pontos fracos: Oponentes que possuam muito controle e/ou engines podem tornar a partida complicada porque é difícil lidar com todas as ameaças que o oponente pode usar.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/cc9c82544d04a53e09f41cb1e2a0f166

Considerações: Gedyneith, Dracotartaruga, Korathi Chamardente, Ermion, Dorregaray de Vole, Xavier Lemmens e pacote de descarte.

Turbilhão Implacável (Skellige) – Nota: 3.5

Introdução: O deck de Turbilhão não ganhou nenhuma grande carta útil para o meta nesta última expansão, porém ele pode focar em tentar controlar a partida e negar valor para o oponente como uma estratégia geral.

Pontos fortes: O pacote de descarte somado a Espada Longa pode gerar uma quantidade de pontos bem difícil de contestar, ainda mais porque tem a capacidade atrasar os Andarilhos com o pacote de descarte. Além disso, ele é capaz de controlar o jogo através de dano puro e remoção.

Pontos fracos: As cartas que Skellige recebeu não contribuíram para que a facção acompanhasse o poder dos novos decks então é possível que ele não consiga bater de frente com os melhores por aí.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/4bddafa64bd4185e3997563e65ff1b77

Considerações: Geralt: Axii, Dorregaray de Vole.

Team Dandelion

Zelo Inspirado (Reinos do Norte) – Nota: 3.5

Introdução: Reinos do Norte recebeu uma ideia de arquétipo gananciosa, o que pode incorrer em algum problema de executar sua estratégia em um meta estabelecido contra um oponente ciente do que está acontecendo, desta forma o melhor deck acaba não sendo um dos sugeridos para o top 4 de facções falando competitivamente.

Pontos fortes: Potencial de até três duelos com Anseis/Seltkirk + Viraxxas, além disso, quando as suas engines ficam em campo é capaz de controlar muito bem o jogo entre magos, duelos, remoções e Barão.

Pontos fracos: Sofre bastante para decks que possuem muito controle pois não consegue estabilizar suas engines em jogo, além disso não tem como lidar com status, o que pode ser um problema em algumas partidas. E também possui o clássico de Reinos do Norte, há um abismo na porcentagem de vitórias de quando você compra e não compra suas golds.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/5682119dde1f1057bf9ff7cefe9b46e1

Considerações: Cerco + Balista x2, Rainha Adalia, Carruagem Bélica, Reforços.

Edição e revisão por Renan Alboy