Em uma nova entrevista realizada pelo site polonês antiweb.pl, traduzida por nossos parceiros da Redanian Intelligence, o produtor executivo de The Witcher, Tomek Baginski, discutiu o próximo sucesso da Netflix, estrelado por Henry Cavill. Na entrevista, Baginski aborda as mudanças da série em relação aos livros e provoca a audiência com uma sequência de batalhas na primeira temporada.

Conseguimos rapidamente sua confiança.“, disse Baginski, fã de longa data dos livros, quando questionado sobre o desvio da série em relação ao material original. “Andrzej Sapkowski [o autor dos livros] sabe que algumas coisas são diferentes do que ele escreveu, mas ele acredita que está sendo trabalhado por profissionais e que o resultado será muito bom. Também descobri a mesma coisa, porque as cenas sobre as quais eu tinha dúvidas em forma de roteiro brilham incrivelmente na tela, graças à interpretação dos atores e às coisas que você simplesmente não vê no papel. De repente, algo que parecia controverso não é mais.

Henry Cavill como Geralt

Adaptação feita por um fã

Mesmo conhecendo o Witcher há 30 anos, tenho que admitir que houve algumas surpresas enquanto trabalhava na série. Percebemos que algumas das histórias podem ser apresentadas de muitas maneiras diferentes, assim como certas situações e personagens. Estávamos considerando o passado dos personagens, pois há alguns que aparecem nos livros apenas por alguns momentos. Na série, você precisa dar aos personagens histórias de seu passado que interessarão aos espectadores. A série não pode ser exatamente como os livros. É uma adaptação. É uma versão deste mundo e esta história é de Lauren [Hissrich, showrunner] e dos escritores. Além disso, é uma visão muito coerente.

O produtor executivo insiste que os fãs não devem se preocupar e promete clareza à medida que a temporada se desenrolar. “Após o primeiro episódio, muitos espectadores podem pensar ‘que não aconteceu nos livros’ ou ‘não foi assim que aconteceu essa cena’. Eles podem perguntar ‘por que isso foi feito dessa maneira?’ E sugiro assistir até o final, então será óbvio que tudo se encaixa no tom de The Witcher muito bem.

O autor dos livros Andrzej Sapkowiski, figurinista Tim Aslam e produtor exectuivo Tomek Baginski

As gravações na Polônia

Esta entrevista foi realizada na Polônia, durante as breves filmagens de The Witcher no Castelo de Ogrodzieniec, em abril de 2019. Lá, vários membros da imprensa polonesa foram convidados nos bastidores. O embargo a esses artigos foi suspenso apenas na semana passada.

Queríamos filmar [na Polônia] há algum tempo e estávamos tentando descobrir qual cena se encaixaria no local. As produções de cinema ou TV dependem de muitos fatores diferentes, incluindo o clima, que estão fora do controle dos cineastas. Claro, talvez você queira filmar na Polônia ou em outro lugar, mas tudo depende de muitas coisas diferentes. Nesta temporada, não filmamos muito na Polônia, mas a ideia de usar paisagens polonesas existe há muito tempo, desde que Lauren visitou a Polônia e conheceu Andrzej Sapkowski. A história foi criada aqui.

Isso é de surpreender, já que a Polônia é a terra de The Witcher. Andrzej Sapkowski, autor dos romances nos quais a série se baseia, é polonês e sua série é considerada um tesouro nacional.

Planejamos apenas filmar em Ogrodzieniec, mas analisamos outros castelos. Ogrodzieniec, até agora, está funcionando perfeitamente e espero que você consiga ver isso no produto final. Se bem me lembro, essas são provavelmente algumas das maiores ruínas de castelo na Europa. Um problema para os cineastas é que há muitas cercas, escadas e outras coisas construídas para a segurança dos turistas. Todos esses elementos precisam estar ocultos durante as filmagens.

Lidando com os efeitos

Quando perguntado sobre os efeitos gerados por computador, Baginski reiterou que The Witcher usará efeitos práticos sempre que possível para criar um mundo fundamentado no realismo.

A kikimora vista no trailer da série

Tentamos fazer muitos efeitos no set, também aqueles que mais tarde serão melhorados por efeitos especiais. E não apenas a Platige Image [empresa de animação de Baginski] está trabalhando nesses efeitos, como existem várias outras empresas. Por se tratar de uma série realmente grande e mesmo com nossa abordagem modesta, raramente usando efeitos de computador, haverá muitos efeitos de qualquer maneira.

Algumas sequências, especialmente aquelas que envolvem magia e monstros, não podem ser feitas sem o CGI. Baginski menciona que a sequência filmada em Ogrodzieniec é uma delas. “Esta é uma série em que queríamos filmar o máximo de coisas possível de forma prática [em vez de usar CGI]. Esses efeitos que aparecem estão lá apenas porque devem aparecer. É claro que nem tudo pode ser filmado. Uma dessas situações ocorrerá neste local [Castelo de Ogrodzieniec], onde a escala do evento que deve acontecer, o nível de destruição, a magia e os feitiços são tão espetaculares que devem ser feitos usando efeitos de computador.

De fato, parece que a sequência filmada na Polônia será interessante. Vazamentos e relatórios anteriores sugerem uma batalha envolvendo magos e Nilfgaard, que alude a um momento famoso nos romances de Sapkowski. 

Yennefer em meio ao caos de Sodden no trailer

Comparações inevitáveis

Mesmo na Polônia, as comparações de The Witcher com Game of Thrones não puderam ser evitadas. Baginski explicou que dois elementos importantes irão diferenciar The Witcher de Thrones. “O que nos diferencia é a presença de magia e humor. Não há muito disso em Game of Thrones. A magia é bastante sutil lá, enquanto a usamos intensamente. Está entrelaçado com a história e estamos fazendo o possível para não transformá-la em um drama medieval sombrio. Às vezes há humor, há risos, e acho que será muito apreciado pelos fãs de livros e pelos novos espectadores.

Além da narrativa, também era importante para a Netflix criar um mundo que parecesse diferente do que vimos antes. Realmente queríamos ter certeza de que o programa tivesse uma aparência diferente que não repercutisse nos jogos ou programas anteriores, mas oferecerá algo novo que não é o ‘Game of Thrones da Netflix’. Nosso objetivo era encontrar algo novo e demorou um tempo, não vou mentir. Temos um ótimo designer de produção [Andrew Laws] e ele está constantemente descobrindo o mundo conosco. Estávamos procurando uma chave para este mundo e acho que conseguimos. Qual foi a inspiração? Muitas coisas. Obviamente, queríamos incorporar o maior número de temas eslavos possível, mas mesmo nos livros de Sapkowski a cultura ‘eslava’ não é muito óbvia. Há igualmente inspiração na cultura e nas lendas anglo-saxônicas. Decidimos que não há como ter apenas uma estética específica. “

A série de The Witcher estreia dia 20 de dezembro na Netflix. Continue ligado no Megascópio para mais notícias e confira nossa análise das últimas imagens promocionais, que revelaram muito sobre a primeira temporada – incluindo as mudanças mencionadas por Baginski: